sábado, 13 de novembro de 2010

Velha infância...

Um mês que poderia ter o mesmo significado de outros onze... realmente hoje ele tem.. mas a um tempo atrás ele não tinha... ele era o meu mês preferido... o meu melhor...
Hoje ele não me deixa mais tão feliz como antigamente.
Tudo na verdade começou na minha infância...
Quando tava pertinho das férias chegarem a ansiedade fazia morada em meu ser.
Pois chegava também o momento da família se reunir na casa da vó, no sítio... Toda a família reunida... todo mundo feliz... todo mundo tão perto.
Hoje quando lembro desses anos que tão ligeiramente se passaram meus olhos enchem-se de lágrimas... meu coração aperta de saudade.
Lembro-me de um dia quando meus primos chegaram do Rio de Janeiro pra passarem férias por aqui, e nós fomos pro sítio da vó á tardinha... como crianças super, hiper travessas que erámos (isso sim eu era) pegamos bicicletas e fomos andar... porém na empolgação não notamos a distância  que já se fazia grande da casa da minha vó... pra variar o tempo que estava aberto, como algo inexplicável fexou-se. E uma bela e enorme tempestade começou... O que fizemos? tentamos voltar pra casa da minha vó, mas umas vacas( esse momento foi hilário) nos acompanharam também... e o meu tio apareceu bem na hora de carro pra pegar a gente, mas quando viu que estavámos ensopadas, cheias de lama,e de bicicletas começou a nos dar bronca...
Esse dia eu nunca esqueci, um episódio que muito passeia em minha lembranças de infância...
Como também quando chegava a noite que todos os primos( e não eram poucos) se reuniam em frente a casa da vó pra brincar de esconde esconde e de corredor chinês... quando chegava a hora de dormir estávamos exaustos de um dia em que nós não tinhamos parado um segundo sequer... dormíamos já pensando no outro dia...
Eu lembro, me recordo a cada dia da minha infância, penso como pode ela ter passado tão rápido por isso a cada dia acredito nas palavras de Cazuza " O tempo... não pára!" Parece que foi ontem os banhos de lagoa, os passeios de bicicleta, os almoços de domingo na casa da vó, as quedas... Parece que foi ontem que montamos nosso fã clube das chiquititas, que íamos  as seis da noite pras festas de São Sebastião apenas pra brincar no parque e tomar sorvete...(atualmente nessas festas eu sempre vou depois das Dez, pra curtir a festa, e  no não mais para brincar...) que fizemos uma ceia de natal na casa de vovó enquanto todo mundo estava fora, que compramos um monte de chicletes das chiquititas só por causa das figurinhas...
De tudo me recordo e com muito prazer e satisfação... de uma infância tão feliz e de um tempo que infelizmente não volta mais... Meus Janeiros eram assim... eram felizes...
Hoje infelizmente não posso dizer mais o mesmo... Desde o dia que o meu grande amigo,primo... meu grande... minha vida (Magno) se foi tudo por aqui entristeceu... mudou de cor...Queria de novo ele aqui pertinho de mim com o violão fazendo eu cantar mil músicas dos Raimundos que com ele aprendi a gostar...
Hoje não tenho ele aqui pra jogar video game, pra comprar iô iô... pra me abraçar...pra me levar no tum tum...
Tudo isso se foi com o tempo... com o vento...
Vez ou outra consigo ver todo aquele tempo passando em minha frente... tudo do mesmo jeito... tudo...
Os Janeiros que antes eram tão felizes e importantes pra mim não tem mais o mesmo significado... a mesma importancia...
Em frente a casa de vovó tem somente cadeiras vazias... e olhares distantes como se buscassem em outrora motivos pra sorrir...
O nosso balançador já quebrou... já acabou...
Hoje está tudo modificado... e vazio... muito vazio...
Sempre quando estou indo embora de lá, olho pra trás e vejo vovó acenando pra gente... tão velhinha já... tão cansada... mas que mesmo assim guarda a mesma felicidade ao ter nossa presença por lá...
Hoje quando vou pra casa dela mal saio de lá, os caminhos da lagoa, dos pés de goiaba, do baixio... são agora desconhecido aos meus pés... o silêncio se faz presente nos fins de tarde... e a noite as estrelas brilham mais em sinal de tempos preciosos... que passaram...
O vazio se faz presente em meu ser cada vez que aquele lugar retorno e vejo cada canto que marcou minha infância....
" Quisera eu voltar a esse tempo... 
nem que fosse por um instante apenas... 
pra reviver a felicidade que um dia transbordou em meu coração..."

( Thays Barros Sousa )

6 comentários:

  1. Poxa, que lindo...
    Sei exatamente com é cada palavra de alegria mencionada. Sei como é a perda... Meu avô nos deixou. Bom que vivemos tudo isso, individualmente e juntas também, poucos momentos, porém importantes, capazes de marcar minha vida pra sempre!

    Feliz em ti ver.
    BeijaO"

    ResponderExcluir
  2. Pois é... o tempo passa tão rápido né, lembro como se fosse hoje nós com os patins subindo e descendo a rua da casa de teus avós... tempo bom que não volta.

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia as coreografias todas...
    kkk
    ô tempo bom!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk.
    E eu nem perdia um ensaio se quer

    ResponderExcluir